Coordenador : José Valter Pereira
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 392387.2206.40106.01052023
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Educação
Tipo: Programa
Publico Alvo : Temos como público alvo prioritário instituições de ensino e pesquisa, de ativismo cultural e artístico, estudantes, professores, pesquisadores e militantes. No entanto, estaremos sempre disponíveis e abertos a qualquer pessoa que nos encontre enquanto navega por este infomar chamado internet. Este público alvo vai sendo consolidado a partir da nossa atuação: nas nossas redes sociais, nas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, a partir das coletas de contato realizadas e de dinâmicas de divulgação do site, etc.
Local de atuação: https://leam.uff.br/ Por este ser um programa que se materializa a partir de um site na internet. Obviamente que o Programa vai abrigar projetos e outras ações de extensão, conectadas à pesquisa e ao ensino que terão espaços presenciais e físicos para as suas consecuções
Objetivo
Objetivo Geral Consolidar um espaço de referência para estudantes, professores, pesquisadores, militantes e sociedade em geral nas questões ligadas aos estudos das relações étnico-raciais para uma educação antirracista, da formação de professores/as na cultura digital. Um laboratório que se materializa a partir de um site que pretende articular a produção e disponibilização de aportes referentes a estudos, pesquisas, atividades de ensino e de extensão. Estudos, pesquisas e atividades de extensão que são atravessados pela experimentação e uso de várias linguagens e de várias mídias, principalmente aquelas que mais têm influenciado os usos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, influenciado a formação de professores e as relações étnico-raciais. Para a consecução do objetivo geral será necessário: Criar um conselho editorial responsável pelas decisões referentes à designer, conteúdos outras ações que exijam escolhas a serem feitas; Criar dinâmicas de manutenção e ampliação do site e suas articulações com a redes sociais; Utilizar o site para divulgação das atividades do LEAM e distribuições das suas produções (cursos, livros, artigos, vídeos e outros); Abrigar uma web tv - a Síncopa TV - e suas atividades; Coletar na web e disponibilizar no site materiais referentes às questões que envolvem formação de professores, cultura digital e relações étnico-raciais; Divulgar histórias de racismo digital e aportes para pensá-lo e combatê-lo, inclusive divulgando pesquisas, pesquisadores e ativistas digitais; Divulgar instituições, atores sociais e movimentos que possam contribuir para melhor compreendermos as questões que nos mobilizam; Criar possibilidades de comunicação com pessoas que visitam o site e coleta de formas de contato com tais visitantes e de avaliação do site; Experimentar condições de possibilidades de criação de eventos virtuais - seminários, encontros, etc.; Divulgar as movimentações dos nossos parceiros; Utilizar o site como espaço de prestação de contas das nossas atividades.
Resumo
Esta ação tem como objetivo principal a criação e o desenvolvimento do LEAM - Laboratório de estudos e aprontos multimídia: relações étnico-raciais na cultura digital como um espaço virtual - um site, para a articulação de projetos de pesquisa, ensino e extensão - que contribua para uma educação mais democrática. Um esforço que pretende a mobilização e criação de redes de pessoas, instituições, saberes, tendo como pano de fundo o enfrentamento das desigualdades produzidas nas relações raciais acrescidas dos desafios colocados pela chamada cultura digital, uma vez que esta tem atravessado a vida, a cultura e as formas de ensinar-aprender, pelo menos. O site do LEAM - sua criação e desenvolvimento - pretende dar publicidade, ser um canal de comunicação para as atividades do laboratório: cursos, experimentações e produção de materiais educativos, disponibilização de produções bibliográficas, principalmente aquelas conectadas às suas pesquisas, atividades de ensino e extensão. Pretende ser um canal de referência e apoio à professores/as, pesquisadores/as, estudantes e público em geral interessados nas questões que envolvem, prioritariamente, mas não só, formação de professores, relações étnico-raciais, mídias e linguagens da cultura digital.